terça-feira, 12 de agosto de 2008

Reclamação

Começaram mais umas Olímpiadas e eu não pude deixar de reclamar com um e-mail para a Eurosport pela inexistente cobertura dos jogos de pólo aquático até ao momento. Aqui fica pois o meu protesto:

Exmos. Srs.,

É com tristeza que vos escrevo este e-mail.

Os Jogos Olímpicos 2008 em Pequim começaram há 4 dias e aguardei expectante que apresentassem as Vossas grelhas de programação para este evento à escala mundial que cativa pela beleza, grandiosidade e poder magnetizante que o desporto desperta nos seres humanos.

Não posso deixar de Vos felicitar pela excelente cobertura e pelo investimento realizado para transmitirem o maior número de eventos e apresentarem uma grande variedade de reportagens e entrevistas aos principais intervenientes neste espectáculo.

O que não compreendo é a ausência de certos desportos da Vossa grelha de programação. Mais especificamente, sou um jogador amador de Pólo Aquático e pensei que, com tão grande cobertura, pelo menos seria capaz de ver um resumo, um directo, uma reportagem, uma entrevista sobre este magnifico desporto mas até ao momento, se vi 10 segundos de Pólo Aquático, no Vosso canal, foi muito.

Tenho visionado até à exaustão repetições das provas de natação (são tantas que o Phelps já leva, segundo as minhas contas, umas 26 medalhas) e mais do que um directo do mesmo desporto (por exemplo Basket). Entendo que se dê primazia às medalhas e consigo aguentar, sem vomitar, os resumos da Halterofilia (que de espectáculo tem pouco) ou Saltos para a Água (que apesar de espectaculares são cópias ad eternum um dos outros, cuja única mudança é a gota de água que subiu mais 4 centímetros que no salto anterior).

E Pólo Aquático? Nada! Eu até entenderia se fosse uma modalidade recente como o Beisebol que só entrou como modalidade Olímpica em 1992. Mas o Pólo Aquático não é nada disso.

O Pólo Aquático é só a primeira modalidade jogada em equipa a ser considerada desporto olímpico em 1900. Nessa altura, não havia Eurosport e se calhar por isso é que desconhecem e não transmitem este desporto.

O Pólo Aquático é um dos desportos mais duros, combativos e espectaculares que existem. Não é à toa que a eterna luta central-pivot aparece em tudo o que é compilação audiovisual desportiva (aliás V. Exas. adoram colocá-la no zapp como se de uma anedota se tratasse).

O Pólo Aquático é o desporto nacional de vários países como a Sérvia, a Croácia ou a Hungria.

O Pólo Aquático já permitiu resolver guerras dentro de água (o célebre USSR vs Hungria) e que depois até foi transformado em filme (duvido muito que o Hóquei em Campo tenha feito algo semelhante, quanto muito dá dores nas costas de quem joga e miopia a quem tenta vê-lo na televisão de tão pequena que é a bola).

Acredito que lá para dia 24 irão passar a final (com alguma sorte as semifinais) dos jogos de Pólo Aquático mas entretanto perdem-se pérolas como um Hungria vs Montenegro (10 a 10) ou um Sérvia vs Croácia (8 a 11).

Enfim, nem se pode dizer que são os interesses instalados pois não creio que ninguém beneficie com repetições diárias de provas de esgrima em que é mais fácil ver um fio de cabelo no écran que a ponta invisível de um florete que uma luz (que também não vemos) nos indica que tocou no corpo de alguém vestido de branco e por isso mesmo temos uma nova campeã olímpica aos berros num fundo preto e deprimente onde nem sequer se vêem adeptos.

A única razão que entendo para não transmitirem jogos em directo é o facto de não terem nenhum jornalista especializado para os comentar. No entanto, se os Vossos jornalistas não quiserem investigar, acreditem que há muitos jogadores e treinadores em Portugal que não se importariam de comentar um jogo em directo.

Quanto a resumos dos jogos não há desculpa. Basta dizer X ganhou a Y e passar umas imagens dos melhores golos. Sim! No Pólo Aquático há golos, há emoção, há contra-ataques, há quem ganhe e há quem perde.

Saliento, não quero tirar protagonismo a outras modalidades (se bem que algumas o mereçam) quero apenas que o Pólo Aquático tenha o protagonismo que merece.

Despeço-me com a estima que me resta enquanto desligo a televisão, remetendo o vosso canal para o esquecimento, e vou procurar vídeos de Pólo Aquático no youtube, que estranhamente, têm mais visionamentos que os clips de saltos para a água ou de jogos de hockey em campo.

Com os melhores cumprimentos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei mito da reclamaçao, mas o blogue anda miseravel!!!
Vamos lá ver se é desta k avanças...
Força nisso!

Anónimo disse...

nao tinha conhecimento do blog e dou-te os meus parabens. concordo quando dizes que o sisco esta a fazer um bom trabalho mas a sic nao se importa com o da tvi. por isso segue em frente! quanto ao email ta fantastico. estiveste em grande. abraço